segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O melhor e o pior da propaganda em 2007 - nos EUA

Artigo do Wall Street Journal analisa o melhor e o pior da propaganda em 2007. O filme de Dove foi, com certeza, a grande estrela de 2007. Talvez a melhor relação custo benefício em mídia eletrônica. O mico foi a campanha de guerrilha para o Cartoon em Boston. Uma desastre de relações públicas com pesadas multas para o anunciante. Mas vamos a lista. Para ver o artigo original e as peças, clique aqui:

O melhor

Filme da campanha Real Beleza da Dove
-Custo de U$ 150.000;
-Quase 29 milhões de visitas na internet
-Dezenas de filmes amadores com grande visibilidade imitando e repercutindo o conceito

Promoção Simpsons/7-Eleven
-12 lojas da rede transformadas em supermercados Kwik-E-Marts, da rede do desenho original. -Nas lojas em questão, os itens de merchandisng venderam o dobro.
-A venda de padaria e sanduíches cresceu 7 vezes
-Mais de U$7 milhões em publicidade gratuita em mídias.
-10 milhões de acessos ao site no dia de lançamento da campanha

O Gorila da Cadbury
-O filme do gorila tocando bateria foi veiculado na TV inglesa e sua versão web teve mais de 7 milhões de downloads.
-Mais de 200 versões do filme foram postadas na web Fã-clubes foram criados em redes sociais.
-A mancha falante de Tide Peça onde um homem numa entrevista de emprego é constantemente interrompido pro uma mancha em sua camisa.
-O anúncio fez um grande sucesso e marcou uma importante mudança na comunicação do produto, introduzindo divertimento numa categoria onde a s peças eram marcadas por demonstrações de produtos.
-Conquistou o Leão de Prata em Cannes, um feito inédito para a categoria.

Kevin Federline vendendo seguros
-O filme com o cantor de rap vendendo seguros para a Nationwide Financial Services foi veiculado durante o Super Bowl e foi a estrela de semana seguinte, repercutindo em todos os talk-shows importantes do país.
-Foram geradas mais de 3.500 matérias e U$23,3 milhões em publicidade grátis.

O pior

Campanha de guerrilha do Cartoon Network em Boston
-Sinais luminosos de leds foram espalhados pela cidade e confundidos com uma ameaça terrorista.
-Estações de trem e ruas foram bloqueadas pela polícia, causando enorme transtorno para a população.
-A Time Warner pagou U$ 2 milhões em multa para a cidade, com enorme desgaste para sua imagem.
-A campanha abalou a crença das camapanhas de guerrilha resumida pelo ditado “peça perdão mas não peça permissão”.

Bud TV
-A cerveja lançou um canal de TV na Web com mais de 2000 minutos de programação original, a um custo de mais de U$ 15 milhões.
-O resultado foi insignificante: 1 milhão de videos vistos e um tempo médio de visita de 7 minutos.
-O robô suicida de GM Filme onde um robô que comete um erro na linha de produção e é demitido, não consegue novos empregos e se suicida num sonho para mostrar o novo plano de garantia da GM.
-Grupos de prevenção ao suicídio obtiveram a retirada do anúncio e boa parte da população considerou a peça insensível aos problemas dos trabalhadores da indústria automobilística que perderam empregos em função da automação das fábricas.
Chocolate e beijo
-Dois homens comem uma barra de chocolate Snickers pela extremidade até seus lábios se tocarem, como no famoso desenho animado “A dama e o vagabundo”.
-Eles ficam constrangidos e envergonhados ao se “beijarem”.
-O filme foi atacado por entidade da comunidade GLS e condenado com antigay Dodge Nitro queima cachorro Filme feito para a Web na Europa, “sem a permissão da companhia”, mostrava um cachorro sendo carbonizado por um raio depois de fazer xixi no pneu de um Ford Nitro Diversas entidades se manifestaram contra o filme, que foi renegado pela empresa.

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