segunda-feira, 10 de março de 2008

Para entender um pouco sobre a alma fotográfica

Pessoal,
Como estou com muitos trabalhos aqui na agência (graças à Deus) e correndo com os meus projetos paralelos, ando criando poucos posts nestes últimos tempos. Mas não poderia deixar de registrar e comentar sobre um dos meus projetos que estou adorando, que são as aulas de fotografia.

A idéia de fazer uma aula de fotografia surgiu no ano passado, quando participei de uma sessão de fotos para a campanha publicitária de um dos nossos clientes. O ambiente do estúdio me fascinou de tal forma que não me incomodou ficar quase 5 horas numa sala supergelada...rs

Terminado a sessão de fotos, pedi algumas dicas para o fotógrafo que fez o nosso trabalho e me indicou o Ateliê da Imagem, na Urca. Lá, eles ministram vários tipos de cursos que envolvem a imagem, sejam com fotos, pinturas ou até mesmo vídeo. São cursos rápidos com três módulos: Básico, Avançado e Experimental.

Mas o que me chamou a atenção, foi que as aulas não são apenas práticas ou com teorias chatas. Elas nos chamam a refletir sobre a importância da fotografia, pois não é apenas apertar um botão e a imagem aparecer, mas o que nos leva a capturar um plano de espaço e tempo e também, saber o que esta imagem significa como mensagem.

Parece até uma piração o que estou dizendo, mas se vocês querem entender um pouco esta saudável Teoria da Conspiração, recomendo um ótimo livro que vocês possam entender um pouco deste processo fotográfico: Sobre Fotografia, de Susan Sontag.

Susan Sontag 16 de janeiro de 1933, Nova Iorque – 28 de dezembro de 2004) foi uma famosa escritora, crítica de arte e ativista americana.

Graduou-se em Harvard e destacou-se por sua defesa dos direitos humanos. Publicou vários livros, entre eles, A vontade radical, Assim vivemos agora, O Benfeitor, Contra a Interpretação e Na América, pelo qual recebeu em 2000 um dos mais importantes prémios do seu país, o National Book Award. Publicou artigos em revistas como The New Yorker e The New York Review of Books e no jornal The New York Times. Num de seus últimos artigos, publicado em maio de 2004 no jornal The New York Times, Sontag afirmou que "a história recordará a Guerra do Iraque pelas fotografias e vídeos das torturas cometidas pelos soldados americanos na prisão de Abu Ghraib".

É uma ótima leitura para que quer entender a alma fotográfica.

Nenhum comentário: