domingo, 3 de agosto de 2008

Ruffles lança blog para se aproximar do target

Tendo como base o posicionamento de "fazer barulho", adotado em 2007, o "Livre Expressão" abre um novo canal de comunicação com o público-alvo e complementa as ações de marketing com presença de marca mínima na página

01/08/2008 - 09:59



Como complemento às suas ações de marketing e comunicação, a Ruffles lançou em junho o blog "Livre Expressão", cujo objetivo é aproximar a marca de seu target e incentivar a troca de idéias e conversação entre os jovens. Seis estudantes entre 18 e 21 anos serão os responsáveis pelas postagens no canal da web.

A aposta nesta ferramenta de relacionamento tem como base o posicionamento de "fazer barulho" adotado pela marca em 2007, em um esforço de comunicação cujo objetivo é conectar cada vez mais a Ruffles com o universo jovem. À época, a companhia detectou através de pesquisas que os jovens buscam expressar suas emoções através de suas atitudes, música ou modo de se vestir, para criarem uma identidade e estabelecerem valores. Por este motivo foram escolhidos diferentes canais de comunicação para atingir o consumidor de forma integrada à realidade deste público.

"O blog é parte desta história do 'fazer barulho', que está relacionada tanto com o que o produto entrega, que são snacks crocantes, como com a questão da livre expressão; nosso intuito com a plataforma é justamente estimular a expressão dos jovens e apoiá-los a se manifestarem", comenta Carlos Ricardo, vice-preseidente de Marketing da Pepsico.

A Ruffles procurou candidatos em sites de relacionamento que morassem em São Paulo e gostassem de se comunicar. "Queríamos encontrar pessoas autênticas, com interesses diferentes uns dos outros e que quisessem se expressar", explica Carolina Barrera, gerente de produto de Ruffles. Um deles, Raphael Schoneborn, que tem 19 anos e cursa design digital, conta que ficou surpreso com ao ser escolhido e que aprova a iniciativa. "Lá temos uma equipe fantástica onde cada um tem um gosto diferente, justamente para complementarmos uns aos outros" diz.

Os seis blogueiros convidados promovem essa troca de experiências com a marca e com o público sem temas definidos e com total liberdade para opinarem a respeito de diferentes assuntos. "A idéia é fazer barulho. Acabo sempre contando um pouco do que faz parte do meu dia-a-dia, sem a preocupação do que tem repercussão na mídia", comenta Raphael. Em contrapartida, todos eles são convidados para ações da marca e recebem os lançamentos em primeira mão. "As atividades apenas provocarão e movimentarão a conversa, com a transparência e a liberdade de expressão que o blog exige.", explica Carlos Ricardo.

Um importante atributo da plataforma é que serve para medir os anseios do público-alvo. "O Blog já mostrou claramente para nós que o jovem não está só fazendo bagunça, que os interesses deles são os mesmos da sociedade, às vezes abordados de maneira mais leve, mas com seriedade.", completa Carolina.

Na página a presença da marca é mínima, conforme esclarece a executiva, justamente por que a intenção é que a marca promova os jovens, e não o contrário. Os estudantes, três meninos e três meninas, também têm acesso a outras ferramentas como o Flickr, por exemplo, para publicarem fotos e postarem vídeos de canais como o You Tube. "O desafio que enfrentamos - como a maioria dos os blogs - é manter a popularidade. Crescer não é fácil", avalia o estudante.

"Estamos curtindo muito esta iniciativa e aprendendo com a experiência. A plataforma tem muito gás, isso nós já sabemos. Tivemos um bom número de visitas até agora e baixo índice de rejeição. Certamente daremos continuidade a ação e imagino que no futuro poderemos ampliá-la abrindo também para outros blogueiros", finaliza Carlos Ricardo.

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